terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As Locomotivas do Monte Alegre

Locomotiva construída na Usina Monte Alegre.
Denominada "Fulvio Morganti", era de tipo tanque 2-6-2, sendo sua caldeira construida com chapa de aço de 1/2 polegada, soldada a eletricidade e com superfície de aquecimento de 40 metros quadrados. Sua pressão normal era de 200 libras e a capacidade do tanque de água era de 3000 litros. As rodas tinham um diâmetro de 29 polegadas, rebocava em nível, 1200 toneladas, em rampa, 1100 toneladas. Seu peso em ordem de marcha era de 26000 kilos e tinha uma bitola de 60cm. Sua construção foi concluída em 1938. Essa locomotiva era o xodó dos Montealegrinos.


Outra locomotiva construída na Usina Monte Alegre.
Foi denominada "Helio Morganti", ficou pronta em 1940 para a Usina Tamoio.


Cilindro da locomotiva Nº1, fundido na Usina Monte Alegre em 1938, por Duvilio Bethiol e sua equipe.

Na Usina Monte Alegre foram construídas 3 locomotivas á vapor pelo gênio da Mecânica João Bottene e sua equipe. Ele também construiu a pequena locomotiva da foto com dois motores de caminhão diesel para funcionar com álcool.
João Bottene junto com outros pioneiros fundaram a Mausa S/A Equipamentos Industriais no dia 02 de Janeiro de 1948. Lá o gênio desenvolveu a fantástica turbina automática TJB " Turbina João Bottene" que funcionou na Usina Monte Alegre até seu fechamento e dela comi muito açúcar. Gaeta


Esse não foi feito na Usina, mas está aqui para lembrar da época em que Piracicaba tinha a linha de bonde até a agronomia, também da Catedral até a Paulista e Vila Resende. Década de 50 e 60.

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